A fisioterapia pélvica consiste no tratamento das disfunções do assoalho pélvico. Os músculos desta região têm a função de controlar urina e fezes, sustentar os órgãos pélvicos como bexiga, útero e reto e favorecer uma atividade sexual prazerosa.

A fisioterapia pélvica atingiu tamanha importância, não só na saúde da mulher, mas também na de homens e crianças, assim sendo o tratamento de primeira escolha para quem sofre de disfunções.

Indicada para todas as pessoas que apresentam alterações nos músculos do períneo.

Agendar consulta

Quando procurar a Fisioterapia pélvica?

O fisioterapeuta pode prevenir e tratar condições que envolvam o assoalho pélvico, como disfunções causadas pelo tensionamento dos músculos ou seu enfraquecimento.

Sinais como incontinência urinária ou fecal, constipação, evacuações dolorosas, esforço ao evacuar, prolapso de órgãos, infecção urinária de repetição, ou disfunção sexual (dor à penetração, incapacidade de penetração vaginal, ereções dolorosas, ejaculação precoce etc.) demonstram a necessidade de uma avaliação com um fisioterapeuta pélvico.

Na gestação, independentemente da via de parto, o fisioterapeuta pélvico também tem papel fundamental. Nessa fase, os músculos do assoalho pélvico precisam resistir ao aumento da pressão abdominal e à frouxidão articular.

Principais Indicações

Disfuncões Miccionais

As disfunções miccionais são as mais tratadas pela fisioterapia pélvica.
A Disfunção miccional é um termo genérico utilizado para se referir a problemas de disfunção da bexiga, seja o aumento, diminuição ou urgência da frequência urinária, ou alterações no jato urinário.
No homem, uma das principais causas da disfunção miccional é a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata, atingindo cerca de 88% dos homens.
Vários fatores influenciam no surgimento dessas disfunções, entre eles: comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico, obesidade, idade, menopausa, gravidez e parto, constipação, doenças neurológicas, cirurgia pélvicas e problemas de próstata

Incontinência Urinária, são elas:
– De esforço
– De urgência
– Mista
– Bexiga hiperativa

Disfuncões Coloproctológicas

A fisioterapia proctológica auxilia na melhora das disfunções anorretais de crinças e adultos. Tem como objetivos melhorar a sensibilidade anorretal, coordenação, força e a função da musculatura. O tratamento consiste em conscientização corporal por meio de técnicas que utilizam o biofeedback, eletroestimulação, cinesioterapia, balonet, laser e terapia comportamental.

– Constipação Intestinal
– Incontinência fecal e de flatos
– Estenose anal
– Anismo
– Hemorroida
– Sensação de esvaziamento incompleto
– Urgência fecal
– Soiling (mancha de fezes nas roupas íntimas)

Disfuncões Sexuais

Você sabia que a disfunção sexual pode afetar (e atrapalhar) a vida sexual de homens e mulheres?
A disfunção sexual é caracterizada pela dificuldade em qualquer fase da atividade sexual, incluindo dor ou dificuldade no desejo, excitação e orgasmo.
Existem alguns tipos de disfunções e elas prejudicam (em diferentes níveis) a vida sexual de quem as sofre. Isso afeta a qualidade de vida e pode até mesmo ser a motivação para problemas no relacionamento e na saúde emocional dos envolvidos.

Principais Indicações Femininas
– Vaginismo
– Vulvodinia
– Dispareunia
– Sintomas da Menopausa
– Flacidez vaginal
– Anorgasmia
– Desejo hipoativo
– Estenose vaginal (pós-câncer ginecológico)

Principais Indicações Masculinas
– Ejaculação precoce
– Transtorno erétil
– Ejaculação retardada
– Transtorno do Desejo Sexual Masculino Hipoativo
– Transtorno da Dor Gênito-pélvica

Candidíase de Repetição

A candidíase é um processo infeccioso do trato geniturinário inferior feminino, causado pelo fungo Candida. Algumas mulheres terão candidíase recorrente, que se caracteriza por quatro ou mais episódios a cada um ano.
A mulher que apresenta este tipo de patologia pode apresentar problemas de confiança e autoestima, diminuição de libido e baixa resposta sexual, pois toda região de epitélio vaginal está extremamente fragilizada.

Técnicas e tratamentos utilizados para candidíase

  • Ledterapia azul
  • ILIB